sexta-feira, 18 de junho de 2010

Principais Agentes Etiológicos



Como já exposto acima, a transmissão destas infecções, esta relacionada aos microorganismos, como vírus, protozoários e bactérias. Sendo, que o foco principal será dirigido às bactérias. Em sua maioria, as infecções urinárias são provocadas pela ação de bactérias gram-negativas e gram positivos, a última com mais raridade. As mais encontradas são: Escherichia coli, Staphylococcus saprophyticus (gram-positiva), Klebsiella, Proteus, Enterobacter e Pseudomonas. (Menezes, 2005) .
De 80 % a 90% das infecções urinárias adquiridas pela população estão associadas com Escherichia coli, uma bactéria da microbiota intestinal que através das vias ascendentes atinge a uretra, passando para a bexiga, e se não tratada, evolui para as vias urinárias superiores. Este fato é explicado, pela grande proximidade existente entre o ânus a uretra, principalmente nas mulheres, que são acometidas com mais freqüência pela infecção. Mesmo que em número menor, o sistema urinário é acometido pelos parasitas esquitossomas , protozoários e fungos, além de infecções provocadas por doenças sexualmente transmissíveis, bem como o sistema reprodutor. A espécie E. coli possui um variável número de bactérias, onde apenas algumas são patogênicas para as vias urinárias. A patogenicidade destas bactérias está inteiramente relacionada com fatores de virulência, como as fimbrias de adesão e síntese de hemolisinas. (TORTORA, FUNJE e CASE, 2004).
Staphylococcus saprophyticus é o segundo microrganismo patogênico mais isolado de infecções do trato urinário de mulheres jovens e sexualmente ativas, sendo de grande importância na etioopatogenia da infecção de urina. Este, ao contrário de Staphylococcus aureus, não possui fatores de virulência bem definidos. Além, de ser uma cepa coagulase-negativa resiste a antimicrobianos, como novobiocina. Os estafilococos são gram-positivos anaeróbios facultativos, que em grupos se dispõem em cachos de uva. São patogênos que sobrevive em condições ambientais de alta pressão osmótica e pouca umidade. Klebsiella é geralmente encontrada no solo e na água, muitos destes possuem, capacidade de fixação de nitrogênio da atmosfera. Dentre as síndromes clínicas mais freqüentes, estão as infecções do trato urinário. Sua patogenicidade pode ser atribuída à produção de enterotoxina estável ao calor; à habilidade de metabolizar a lactose; à presença de cápsula ou lipopolissacarídeo; à presença de adesinas com ou sem fímbrias que favorece sua adesão às células epiteliais do trato urogenital, o que resulta na produção de um processo infeccioso. Proteus é uma bactéria gram negativa, com importância relevante para as infecções do trato urinário. O desenvolvimento de colônias em agar exibe um crescimento do tipo de enxame. As células exameadora, com grande quantidade de flagelos movem-se para fora da colônia e retornam para as células normais com apenas alguns flagelos e movimento limitado. Este crescimento periódico promove colônia com aparência de anéis concêntricos. Enterobacter é uma espécie amplamente distribuída em humanos e animais, assim como na água , no esgoto e no solo. São importantes causadoras de infecções urináriais de caracter hospitalar. Pseudomonas, são importantes bactérias gram-negativas aeróbicas que se locomovem através de um único flagelo polar, são comumente encontradas no solo em em outros ambientes naturais. Estas secretam pigmentos extracelulares solúveis em água que difundem no seu próprio meio. Em indivíduos enfraquecidos, provoca infecções do trato urinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário