sexta-feira, 18 de junho de 2010

Shigelose (Disenteria Bacilar)

Infecções bacterianas como a Shigelose geralmente tem o período de incubação mais longo, caracterizando o tempo para o crescimento no microrganismo no hospedeiro. Shigelose, também conhecida como disenteria bacilar, é uma forma grave de diarréia, causada por um grupo de bastonetes Gram-negativos anaeróbicos facultativos do gênero Shigella. Na shigelose, corre uma invasão e destruição da camada epitelial da mucosa com intensa reação inflamatória, gerando leucócitos, muco e sangue nas fezes.
Há quatro subgrupos principais e 43 sorotipos reconhecidos de Shigella. Pertencente ao Grupo A se encontra a Shigella dysenteriae - 15 sorotipos (o tipo 1 produz a shiga toxina), ao Grupo B: Shigella flexneri - Oito sorotipos e nove subtipos, ao Grupo C: Shigella boydii - 19 sorotipos e ao Grupo D: Shigella sonnei - Um sorotipo.
Estas bactérias são residentes somente no trato gastrintestinal de seres humanos, macacos e chipanzés. Shigella estão intimamente relacionadas à E. coli patogênica.

S. sonnei causa uma disenteria relativamente leve. A infecção por S. dysenteriae resulta, frequentemente em disenteria grave e prostração. A toxina responsável é a toxina Shiga. As toxinas mais conhecidas do gênero Shigella são assim descritas: Ipa, IpgC, IcsA e IcsB, ShEt1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário